sexta-feira, 11 de março de 2011

Prepotência Humana.

Ultimamente têm ocorrido diversas catástrofes naturais e vários humanos vêm morrendo, perdendo suas casas e entes queridos, isso é triste e doloroso para todos nós, pois são nossos iguais que vem sofrendo, nossos próprios entes queridos e afins. Naturalmente, nós também nos culpamos e aos nossos por todas as desgraças que vem acometendo o globo, sejam elas artificiais ou naturais, uma vez que nossa espécie é reconhecidamente ambiciosa e habita todos os cantos do planeta.



Quão imensa é a prepotência humana, não? Somos realmente capazes de crer que somos nós os responsáveis por tudo que acontece na Terra e que é por culpa nossa que ela muda. Nós que estudamos eras em que a espécie humana nem cogitava existir, em que a terra mudou de uma imensa bola fervente para um planeta habitável por microorganismos, em águas tão quentes que nos derreteriam ao toque, e continuou mudando até formas de vidas pluricelulares serem capazes de existir e ir além dos limites da água, ganhando a terra seca.
 Essas mudanças continuaram por bilhões de anos a fio, em eras que o tempo era livre e que não havia dias e noites, pois não tinham quem os chamasse assim. Apenas depois desses bilhões de anos, dessas bilhares de mudanças é que começaram a existir as possibilidades mínimas para a existência de humana e nossos ancestrais mais primordiais começaram a vagar pela crosta terrestre, e numa época em que a influência de nossa espécie era mínima a Terra entrou em uma era gelada, onde bilhares de espécies se extinguiram e outras milhares sobreviveram devido as mutações. Nossos ancestrais, como parte da fauna terrestre, resistiram de forma a serem capazes de sobreviver a esse período gelado e novas mutações nos adaptaram as mudanças que se seguiram pelo globo.
 Desde que nossa espécie existe, ela influência o ecossistema em que habita como todos os demais seres vivos e, por nossas habilidades e características, temos a incrível capacidade de habitar qualquer espaço do globo, inventando meios de sobreviver às dificuldades existentes nesses locais. Realmente, a humanidade é incrível e poderosa, com capacidade de fazer grandes coisas para o bem e para o mal, mas é prepotência nossa acreditar que podemos fazer tudo e tudo se curva a nossa vontade!


Porém é um prazer anunciar que isso não é verdade. Está além das nossas possibilidades dominarmos a natureza, nossa mãe, pois dela fazemos parte e estamos sujeitos a ela como todas as criaturas!


Que o ser humano explorou e devastou, explora e devasta a natureza eu jamais negarei! Que devemos cuidar de nossa grande mãe eu sempre concordarei. Mas daí a acreditar que tudo que vem ocorrendo na Terra é nossa culpa? É muita prepotência, não acham?


Nosso planeta esta em constante mudança, o que muda com ele, sobrevive, e o que não, morre. Essa é a grande verdade da qual ninguém pode fugir. Não ocorrem enchentes, furacões, terremotos e tsunamis apenas por nossa culpa, nunca ocorreu e nunca vai ocorrer.


A Terra esta querendo nos mandar recados? Se vingar de termos a explorado? DEUSES! Vejam o absurdo que falam os que defendem isso! Acham mesmo que milhares de outras espécies animais e vegetais foram cruelmente sacrificados para que nós recebamos a nossa lição e aprendamos a não explorar nossa grande mãe?


Que droga de ideologia antiquada e cristã e essa, que defendem que a natureza nos castigaria por nossos erros e PIOR, que merda de lei do retorno é essa, em que inocentes morrem para pagar os erros de outros?!


Desculpem-me, mas isso não faz o menor sentido para mim. No meu ver é a nossa prepotência, mais uma vez, trazendo para nós todas as responsabilidades e culpas. A verdade é: O ser humano influência o ecossistema em que habita como qualquer outra criatura.


“Ah, mas o ser humano polui!” Polui, os outros animais também, vaquinhas cagam e produzem metano, animais respiram e geram gás carbônico, plantas sugam os nutrientes da terra, etc...


“Ah, mas existe todo um equilíbrio nisso, o ser humano é que desequilibra tudo!” Claro que sim, afinal nós somos organismos invasores que não deveriam estar aqui, né? Nós nem fazemos parte dos mesmos ecossistemas que os outros seres vivos, não? Nós nem somos filhos da grande mãe também, certo?!

Ah, faz-me rir! O ser humano se adapta e modifica como tudo que a grande mãe cria. Se houver desequilíbrio, rapidamente ela resolverá isso. Mas não sejamos prepotentes de achar que tudo acontece por nossa causa, a Terra esta mudando, como sempre mudou, e, os que se adaptarem ficam, os que não, se vão. Isso vale pra humanos, cães, gatos, papagaios, gorilas, golfinhos e todos os outros animais, assim como para todas as plantas.


Cuidemos da Terra, busquemos a harmonia com o todo, choremos por nossos entes queridos que se foram, sejam de qual espécie esses entes forem, mas não nos culpemos por coisas das quais jamais seremos responsáveis, pois não temos capacidade para tanto.


Beijos,
Bênçãos de Hécate, a senhora dos caminhos, e Nyx, que conhece todos os mistérios.
Irine C. Syrogiannis (Yami no Hime).

2 comentários:

  1. Adorei o post e concordo com você em muitas coisas que diz!
    é muito fácil falar, mas ninguém toma uma atitude, acho que cada um fazendo seu, podemos ajudar o mundo e a nos mesmos, que afinal, moramos nele né?

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog por causa de um post no facebook, mas achei bem interessante, pelo menos esse post. Não li o resto do blog ainda, mas gostei muito do que escreveu. Concordo que o ser humano é extremamente prepotente ao ser ver como culpado e qualquer catastrofe natural. Mas ainda acho que o ser humano tem sim capacidade de influenciar a natureza. A espécie humana chegou a um ponto de se considerar algo a parte da natureza, e faz tempos que paramos de andar de acordo com ela. E acho que, se continuar as coisas no ritimo que estão, será a natureza que terá que se adaptar ao ser humano. Sobreviverão só os seres vivos com capacidade de viver entre os humanos e seus meios. A natureza terá que encontrar um novo equilibrio com a destruição humana. Pelo menos é assim que eu vejo. Mas o divertido desse tópico é que ta sempre aberto a discussão.

    ResponderExcluir