terça-feira, 5 de maio de 2009

Provas trimestrais

Bem vindos a minha casa, acomodem-se onde quiserem.

Então, a apresentação de Av. Q foi particularmente maravilhosa, pois a interação entre o público e os atores estava ótima, todos riram e plaudiram, deu para perceber o prazer com que o elenco trabalhou naquela noite!

Mas, hoje, estou sem grandes coisas a comentar. Me encontro em plena semana de provas no colégio e me pergunto qual a grande utilidade de deixar os alunos nervosos e desesperados para decorar tudo que precisam.

Alguns vão dizer: "As provas são para avaliar o desempenho do aluno." Mas, a grande verdade, é que tanto o que veio estudando desde o inicio, quanto o que decorou tudo no dia anterior irão se dar igualmente bem na prova. Não que eu tenha algo realmente contra isso, uma vez que faço parte (na maioria das matérias) do segundo grupo, não que isso me de algum orgulho. *risos*

O fato é, temos que decorar! Por exemplo: Física podia ser uma matéria interessante, mas ao invés de nos ensinarem as curiosidades, as teorias, os conceitos, nos bombardeiam com calculos puramente matemáticos, que os próprios professores dizem "Não servem pra porra nenhuma".

Particularmente, eu me interessaria mais pelas teorias sobre a criação do universo, do que calcular a força exercida sobre uma caixa para que ela siga em movimento uniformente váriado pela superficie inclinada.

Química é algo que eu não entendo! Aprender sobre a composição de tudo que esta a sua volta e como esses se relacionam é divertido... mas que aplicação prática tem para equilibrar equações termo-químicas? (entendam, é uma pergunta, se alguem puder respondê-la, ficaria grata!)

Vivemos num mundo matemático, isso é FATO. Nem por isso temos abordagens que façam a maioria de nós apreciar a matéria, infelizmente.

Não nego minha preferência por matérias como literatura, filosofia e história, mas reconheço que essas não são compartilhadas por todos.

Convenhamos, a escolha dos "clássicos literários" nos colégios, atualmente, não agrada a maioria. Uma aula de filosofia é boa para aqueles que gostam de discutir e tiveram uma base que os permita interpretar textos. História é um saco, a menos que o professor saiba prender seus alunos, etc...

Enfim, pensando nas aulas tediantes da semana, o periodo de provas se torna uma felicidade e uma tortura ao mesmo tempo.

Por um lado, a maioria fica desesperada tentando aprender, o que perderam ao dormir na aula daquele professor que é um porre. Por outro, a gente fica com muito tempo livre entre as provas.

Beijos!

PS: Fora poder acordar mais tarde e sair mais cedo! *risos*

Um comentário:

  1. "Não saco nada de Física, (ôôô) Literatura ou Gramáticaa, só gosto de Educação Sexual e eu odeio Química, química, químicaaaaaa...

    ResponderExcluir